terça-feira, 15 de maio de 2012

Um Pedaço de Mim

Costumo dizer que sou noturna. Afinal, eu escrevo, leio, estudo, interpreto músicas, penso, ouço, sinto e faço samba-e-amor muito melhor durante a noite. E não há uma noite sequer que eu não me autoanalise, reflita e reveja os meus conceitos - exorbitantemente férteis. Todos já reconhecem a minha “queda” pelo excesso: Sou bastante exagerada sendo eu mesma, e lamento por quem ouse mexer no meu queijo. Vaidade? Talvez. Ter um espelho revelador de si próprio tem lá os seus bônus. Mas a principal questão é que eu tenho gostado cada vez mais de ser quem eu sou: Noturna, exagerada, analítica, dramática, neurótica, educada, verdadeira e, sobretudo humilde. Sim, descobri uma humildade vinda de berço pairando pelos meus pulmões mascarados com gritos, mágoas e uma pseudo-arrogância que é mais um mecanismo de defesa (Freud explica!) do que uma arma apontada para os cérebros facilmente manipulados. Quando digo que sou humilde, estou dizendo que sei chorar, ora! Sei pedir desculpas, também. Abro mão do ultimo pedaço de bolo – aquele pelo qual o meu namorado olha e saliva de uma forma encantadora. Fico feliz em dar um abraço de boas-vindas a um aluno novo em minha turma. Sinto-me lisonjeada quando dizem: “Sua irmã é ainda mais bonita que você!” Também sei abaixar a cabeça diante de uma bronca vinda de quem me quer bem (ou não!). Sou daquele tipo de pessoa que ganha um 10 na prova e gostaria, gentilmente, que todos também ganhassem uma excelente nota. Peço licença, por favor, sorrio e agradeço olhando nos olhos. É, faz parte de mim, olhar nos olhos do morador de rua, do porteiro ou do meu ginecologista: Nunca deixei de olhar em seus olhos! Não é um clichê inadequado quando o ditado diz que “as pessoas verdadeiras olham nos olhos da outra”, é verídico. Não é que todos que olhem nos olhos sejam verdadeiros, mas os verdadeiros olharão com toda certeza.

Estou longe da “politicamente correta”, mas eu me esforço pra ter bom senso, sabe?

É uma das vantagens que a rica e pura psicologia traz.

Um comentário:

  1. "Exagerado, eu sou mesmo exagerado, jogado a seus pés, eu sou mesmo exagerado. Adoro um amor inventado..."

    Foi assim que Cazuza se definiu, muito embora às vezes se protegia sob um codinome Beija-Flor. Havia bônus. E também ônus. E como o tempo não parou e ele teve que desembarcar do trem azul antes do previsto.

    Excessos apresentam a conta a pagar mais cedo.
    Bom pode ser, mas tem preço diferenciado.
    Marta.

    ResponderExcluir